A importância da gestão e recuperação de créditos tributários para a saúde financeira das empresas

As obrigações tributárias interferem na saúde financeira de uma empresa. Os valores pagos a título de impostos e contribuições impactam significativamente no fluxo de caixa da organização, podendo, em muitos casos, limitar a capacidade operacional da companhia.

O advogado, especialista em gestão de tributos, André Luís Araujo da Costa fala sobre a importância da gestão e recuperação de créditos tributários para a saúde financeira das empresas

“Não é de hoje que um grande número das pessoas possui o desejo de empreender. Todavia, na maioria das vezes, o sonho de ter um negócio próprio pode infelizmente, acabar se tornando um grande pesadelo para aquele que decidiu apostar todas as suas fichas e investir o capital que guardou por um bom período para abrir uma empresa. Observamos que desde o nascimento de uma empresa, o empreendedor se vê diante de um interessante desafio: o planejamento tributário do seu negócio.

Segundo um estudo realizado pela FGV em parceria com o SEBRAE, 25% das empresas fecham as suas portas antes de completarem 02 anos de vida. Isso quer dizer que a ideia era ruim? Nem sempre, pois são vários fatores apontados como causa. Contudo, nos causa espécie o elevado número de empresas não consegue atingir seus objetivos por fatos intrinsicamente ligados à dificuldade em ficar em dia com a extensa burocracia brasileira e com os incontáveis (e confusos) encargos fiscais.

Em tempos de crise, a gestão tributária da empresa, se torna ainda mais necessária em vários aspectos, a exemplo, a recuperação de crédito, a reestruturação do negócio, à novação das dívidas, compliance, e tantas outras questões que demandam um profissional da área jurídica e que trazem grandes benefícios à empresa.

Se o planejamento for feito de forma contínua e frequentemente revisado, será possível estabelecer estratégias coerentes, visando ações assertivas que possam reduzir a carga tributária e, ainda, viabilizar a recuperação de créditos até então esquecidos, trazendo à empresa grandes vantagens em relação aos seus concorrentes.

Para uma empresa se sustentar, os ganhos devem ser maiores que os gastos, isto é, o fluxo de caixa precisa ser positivo. Todavia, sabemos que a inadimplência dificulta esse controle. Em casos mais graves, a empresa precisa realocar recursos de investimentos ou reservas para atender o desfalque gerado. Dessa forma, adotar uma estratégia de recuperação de crédito é, portanto, uma importante maneira de reequilibrar o fluxo de caixa, tendo em vista que a empresa terá um ganho futuro e, ainda, a possibilidade, a depender da situação, de reaver os valores pagos a maior nos últimos cinco anos.

Cada vez mais empresas encontram na gestão tributária/fiscal a solução para driblar a crise, gerar resultados, melhorar o fluxo de caixa e identificar pontos de melhoria tributária da organização.

Além do mais, a empresa que estrutura sua agenda de obrigações tributárias e fiscais com eficiência e apura corretamente seus tributos não corre o risco de ser pega de surpresa e autuada pelos órgãos fiscalizadores.

Ao fazer uma revisão fiscal com a finalidade de recuperação de créditos tributários, a empresa passa a ter maior controle sobre a forma como são geridos os tributos que incidem sobre o negócio e a forma de apuração, além das possibilidades de recuperação de tributos e estorno de débitos indevidos.

Diante dessas premissas, temos que o empresário não pode e nem deve perder tempo com questões que tomam muita energia e exigem extrema capacidade técnica como é o caso das questões jurídicas. O empreendedor precisa cuidar do core business da empresa, se dedicando integralmente à parte central do empreendimento, ou seja, a alma do negócio do qual ele entende muito bem.

Por esses motivos, é que a gestão tributária e a recuperação de crédito são medidas interessantes e fundamentais para o fluxo de caixa das companhias pois, mesmo que o recebimento não seja imediato, ele vai acontecer e ajudará a restituir o patrimônio faltante nas empresas, tornando-a mais competitiva no mercado”.

André Luís Araujo da Costa, advogado, especialista em gestão de tributos.

 

Compartilhe

Publicações Relacionadas

Há pouco dias foi proferida decisão em Ação Civil Pública de Ressarcimento ao Erário , de lavra da eminente magistrada Célia Regina Vidotti, Titular…
Conforme o fim da pandemia se avizinha (ou ao menos parece mais crível aos olhares esperançosos), é necessário repensar as consequências mais extensas que…
A tese da “Revisão da Vida Toda”, assunto de mérito, já considerado, de forma unânime, em julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) aguarda…