Cuiabá, 23 de janeiro de 2021

Estruturação dos Gaecos e a saúde pública são os desafios para o Ministério Público em 2020

Por: Ana Claudia Fortes - 27 de dezembro de 2019

Um dos maiores desafios que serão enfrentados pelo Ministério Público Estadual no próximo ano, na visão do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, será em relação à saúde.  Em conversa com o NewsJur, o procurador também fez um breve balanço das ações realizadas em 2019 pelo órgão.

“Eu diria que o melhor trabalho realizado em prol da sociedade pelo Ministério Público Estadual, foi a criação dos Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) regionais. Já tivemos uma operação em Sorriso, ainda estamos estruturando os Gaecos no interior, e tenho certeza que no ano que vem, eles trarão ótimos frutos desse trabalho. O crime organizado não está somente na capital, ele está em todo o Estado, e em várias formas, esse é um dos pontos positivos.

Outra questão que temos que enfrentar em 2020, é a questão da saúde. É um dos dramas, o procurador de Justiça, Edmilson da Costa Pereira, da Procuradoria Especializada na Defesa da Cidadania, está empenhado em relação a isso. Há uma consciência do Governador Mauro Mendes também nessa questão. Vamos ter que vir para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo para que tenhamos um melhor atendimento nesse sentido. Estamos ajudando, inclusive está chegando um avião UTI, que é um trabalho do Ministério Público. E com o dinheiro da corrupção, que está sendo recuperado, vamos ajudar o Estado a terminar o Hospital Central. Esses são os desafios para 2020”.