Cuiabá, 07 de março de 2021

Saúde mental é tema de entrevista concedida por psicóloga à rádio TRT FM

Por: Ana Claudia Fortes - 18 de janeiro de 2021

psicóloga Áthila Mangabeira

A Entrevista da Semana da Rádio TRT FM 104.3 traz, nesta segunda (18), a psicóloga Áthila Mangabeira para falar sobre o Janeiro Branco, mês dedicado aos cuidados da saúde mental. Durante o bate-papo, a profissional explica  a importância da prevenção, autocuidado e busca de ajuda profissional, principalmente neste período de pandemia.

A Entrevista da Semana vai ao ar a partir das 8h, dentro do programa TRT Notícias. Para ouvir, basta sintonizar a frequência da rádio (104.3MHz – região metropolitana de Cuiabá) ou acessar o endereço www.trtfm.com.br. Também é possível ouvir através dos sites CX Rádio, Tudo Rádio, entre outros serviços semelhantes.

O que significa ter saúde mental?

Saúde mental é ter um equilíbrio diante das frustrações e das demandas exteriores. É lidar de forma positiva com as adversidades e ter confiança diante das dificuldades e dos conflitos internos e externos. É saber lidar e ter um equilíbrio entre a razão e a emoção. É muito importante a gente sempre pensar com tranquilidade, positivamente, com confiança e sempre se sentir mais seguro diante das coisas que acontecem no nosso dia a dia. Isso é ter saúde mental.

Quais as principais doenças mentais que estão afetando a população durante a pandemia?

A pandemia agravou muito as doenças psicológicas. Essa demanda aumentou muito diante da situação que estamos vivendo, por conta do isolamento ou alguma perda. Perdas de trabalho também, já que muitos pais de famílias ficaram desempregados, isso causou grande sofrimento na população.

As doenças que mais afetaram a população neste período foram a depressão e a ansiedade. A psicossomatização, que é a soma de emoções que transfere para o corpo como uma doença física, também é muito comum.

É muito importante as pessoas terem essa percepção de si mesmas, entender em que momento não está normal, que está se sentindo triste, quer ficar mais isolada das pessoas ou está sentindo algum tipo de sintoma físico, como palpitações, tremores, dores de cabeça e dores no estômago. Doenças que podem ser causadas por conta da sobrecarga de emoções. É importante ter autoconhecimento e entender em que momento estamos precisando de ajuda.

Segundo a Agência Nacional de Saúde, problemas mentais causam afastamento no trabalho. Como o trabalhador pode se cuidar?

O Janeiro Branco é específico para conscientização da saúde mental. Como um trabalhador pode identificar que ele está passando por algum transtorno, por alguma doença emocional? A primeira coisa que ele tem que fazer é a percepção, começar a entender que momento de sua vida tem causado sofrimento. Perceber se está com dificuldades em se relacionar com as pessoas no trabalho, ou apresenta sintomas como stress e irritabilidade.

Outra coisa muito importante: se você está no trabalho e começa a ver que o seu colega começou a ficar triste, desanimado, sem motivação para as coisas, é importante você ter esse tipo de percepção com o outro também. Procure saber o que está acontecendo com ele, passe orientação para que ele busque ajuda.  É importante ter um olhar diferenciado sobre o outro também.

Quem mais está sujeito a ter problemas mentais? Quais os sinais de alerta?

Não existe uma faixa etária para as pessoas com doenças e transtornos mentais. Pode acontecer em qualquer momento da vida, até mesmo na infância. Sobre a infância, é importante os pais terem uma observação diferenciada com os filhos, diante de algum comportamento, diante de alguma frustração, de alguma explosão de raiva. É importante os pais sempre conversarem com os filhos para eles se sentirem mais seguros e mais amados.

Na vida adulta e na adolescência isso pode estar acontecendo em qualquer momento. Existe o fator genético e também as influências que a gente vai adquirindo ao longo da nossa vida, como guardar demandas emocionais, traumas, vivências, sofrimentos e perdas. Tudo isso pode gerar algum tipo de transtorno ou doença mental ao longo da vida.

Quais as orientações importantes pra quem sofre com problemas mentais? E como ter saúde mental pra viver bem?

Para aquela pessoa que não sofre por nenhum transtorno mental ou doença mental, é importante iniciar a psicoterapia. A psicoterapia é para prevenção da saúde mental. Agora, a pessoa que já tem o diagnóstico, já tem uma doença, precisa realizar psicoterapia juntamente com o tratamento com psiquiatra e tratamento medicamentoso. Esses dois tem que andar sempre juntos para um tratamento adequado.

É importante que essa pessoa busque sempre um conforto emocional, a família, comunique com os amigos, participe de atividades físicas, meditações e reflexões. É importante que a pessoa busque essas atividades e esses lazeres pra se sentir em equilíbrio emocional e se sentir bem, consigo e com todos.

Janeiro de 2021 é um mês em que muitas pessoas ainda estão fragilizadas. Esse é o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente?

Janeiro branco é um janeiro de iniciativa, um janeiro de planos, pra você colocar na lista aquilo que você quer fazer e que você deseja pra 2021. Sabemos que 2020 foi muito difícil, muitas pessoas ficaram limitadas diante dos seus sonhos e os seus planos, mas a gente tem 365 oportunidades para realizar. Janeiro deve ser de iniciativa,  para você começar a pensar em você, a pensar nos seus planos e priorizar você mesmo, começar a valorizar quem você é, buscar ajuda se for necessário, buscar uma orientação, priorizar sua vida, ter amor próprio. Comece por aí, se amando mais, buscando aquilo que é mais importante pra sua vida. Busque ajuda quando for necessário e esteje pronto pra isso.