Cuiabá, 28 de janeiro de 2021

TCE-MT recomenda capacitação de servidores da Câmara de VG

Por: Ana Claudia Fortes - 9 de novembro de 2020

Conselheira do TCE-MT, Jaqueline Jacobsen Marques

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) recomendou à atual gestão da Câmara Municipal de Várzea Grande que implemente programa de treinamento e aperfeiçoamento contínuo de servidores públicos, especialmente, àqueles que atuam nas áreas financeira, contábil, patrimonial, de recursos humanos e controle interno institucional, com foco na execução das atividades e nos procedimentos de controle interno. A recomendação foi feita durante o julgamento de auditoria de conformidade que analisou as demonstrações financeiras referentes ao exercício de 2016.

Na sessão ordinária remota, a relatora, conselheira substituta Jaqueline Jacobsen Marques, apresentou o resultado da auditoria e apontou falhas cometidas nas demonstrações contábeis da Câmara Municipal de Várzea Grande, tais como a não comprovação da elaboração das demonstrações dos fluxos de caixa, das mutações do patrimônio líquido e das notas explicativas. Segundo ela, também não foi feito corretamente o balanço patrimonial de 2016 e a comparação com o do exercício anterior.

Aprovado por unanimidade, o Tribunal Pleno decidiu recomendar ações de melhoria na contabilidade da Câmara de Vereadores. O processo administrativo também recebeu contribuições de voto-vista do conselheiro Isaias Lopes da Cunha.

Fonte: TCE-MT